Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O artigo contém todas as referências bibliográficas utilizadas no formato ABNT, incluindo URLs para conteúdo disponível on-line, quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Para garantir a integridade da avaliação às cegas, não constam no texto quaisquer dados que permitam identificar o(as) autor(as). Estes deverão ser fornecidos em arquivo separado.

Diretrizes para Autores

Esclarecimentos para Apresentação do Artigo

Formato: os artigos devem versar sobre a temática da revista (Direito Tributário e Finanças Públicas).

Estrutura básica do artigo: Título; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais e Referência das Fontes Citadas (conforme padrão da ABNT).

Título do artigo: deve constar na primeira página; deve ser breve e suficientemente específico e descritivo para representar o conteúdo do texto.

Autores: deve constar o nome de todos os autores por extenso, indicando de cada autor a filiação institucional, curso, programa e linha de pesquisa, atividade profissional e endereço eletrônico.

Resumo: em todos os artigos submetidos deve ser incluído um resumo informativo com o máximo de 200 palavras e espaço entre linhas simples.

Palavras-chave: Destacar três palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Importante: É exigida uma versão do Resumo em inglês (Abstract) e das Palavras-chave (Keywords); opcionalmente, em um outro idioma, como espanhol, italiano, francês ou alemão.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Materiais gráficos: gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e cada gráfico deverá vir no texto e, além disso, cada um deverá ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

Referência das Fontes Citadas: a exatidão e adequação das referências a trabalhos, que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo, são da responsabilidade do autor.

Informações procedentes de comunicação pessoal de trabalhos em andamento ou não publicadas não devem ser incluídas na lista de referências, mas indicadas em nota de rodapé.

 Instruções para os autores

Os trabalhos deverão ser acompanhados dos seguintes dados: nome do autor, sua qualificação acadêmica e profissional, endereço completo, telefone e e-mail.

Os textos para publicação na Revista de Direito Tributário e de Finanças Públicas deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original.

Os trabalhos deverão ter um mínimo de 15 laudas (cada lauda dever ter 2.100 toques).

Os textos devem ter sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente dois exemplares da revista que contiver a publicação do seu texto.

Eventuais dúvidas poderão ser dirimidas pelo telefone (11) 3255-6877 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Normas para avaliação às cegas

1. O processo de seleção de artigos envolve avaliação do Conselho Consultivo da ABDT e do Conselho Editorial da Revista.

2. Os artigos serão analisados pelo Conselho Editorial sobre a sua pertinência e avaliados pelo Conselho Consultivo da ABDT por meio do processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação, pelo processo denominado duplo blind review. Os artigos serão enviados para a análise e avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os artigos serão avaliados por meio de pareceres que analisarão os seguintes itens:

a) o artigo possui introdução, desenvolvimento, considerações finais (sem citações) e referencias;

b) adequação à temática do número;

c) adequação à linha de pesquisa (Hermenêutica Jurídica);

d) desenvolvimento do tema de forma coerente e consistente;

e) contribuição do artigo à temática proposta;

f) pertinência da bibliografia.

São também itens de avaliação facultativos dos pareceristas:

a) o artigo se refere à apresentação de resultados de pesquisa envolvendo grupos de pesquisa;

b) o artigo faz referencias a números anteriores da Revista Tributária e de Finanças Públicas.

5. O artigo será avaliado como aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado.

6. Artigos aprovados com ressalvas podem ser incluídos na publicação após a inclusão das adequações sugeridas pelos pareceres.

7. Os artigos aprovados serão aproveitados por ordem de recebimento. Aqueles que eventualmente excederem o espaço destinado à publicação serão aproveitados nos volumes subsequentes.

Política de Privacidade

Os nomes, endereços e demais dados pessoais informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.