A pretensa “superação” do Tema 294 do STJ

uma análise empírica do EREsp No 1.795.347/RJ

Autores

  • Igor Moraes Rocha
  • Gustavo Artur Richard

Palavras-chave:

precedentes, compensação de crédito tributário, EREsp No 1.795.347/RJ, estabilidade, previsibilidade

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar: (a) a escolha pela criação do sistema brasileiro de precedentes e a sua capacidade de lidar com a litigiosidade pátria, em especial na seara tributária; (b) o posicionamento adotado pelo STJ no bojo do EREsp No 1.795.347/RJ a partir da perspectiva da teoria dos precedentes brasileira com o intuito de averiguar se, por meio dele, foi realizada a superação do Tema 294 do STJ; (c) a adequação da decisão tomada pelo STJ no bojo do EREsp No 1.795.347/RJ para com os objetivos esperados do sistema de precedentes brasileiro.

Biografia do Autor

Igor Moraes Rocha

Mestrando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do grupo de pesquisa e extensão “Observatório do Judiciário” na UFMG. Advogado.

Gustavo Artur Richard

Pós Graduando em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Cursando MBA em gestão tributária pela USP/ESALQ. Graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisador do grupo de pesquisa e extensão “Observatório do Judiciário” na UFMG. Advogado.

Downloads

Publicado

2023-03-22