O populismo econômico nas finanças públicas brasileiras do período pós-redemocratização
Palavras-chave:
finanças públicas, populismo econômico, política fiscalResumo
Traduzidas como o manejo pelo Estado de seus recursos financeiros visando atender as demandas coletivas, a inserção dos países no contexto da economia global tem acrescentado às finanças públicas um dinamismo entre tais demandas e as exigências do mercado econômico. Este cenário, impondo medidas paradoxais para a aprovação política de seus governos, sobretudo nos regimes democráticos, permite pressupor a adoção de medidas descombinadas a esta dualidade, com base no conceito de populismo econômico trazido pela literatura, o que poderia ser observado também no Brasil, uma vez que inserido na economia global. Desta forma, presente artigo buscou identificar através do exame da literatura histórica e econômica, a ocorrência de medidas elegíveis a uma categorização do populismo econômico junto às finanças públicas brasileiras, no recorte de tempo centralizado no período pós-redemocratização. Referida análise possibilitou observar a adoção de variadas políticas fiscais filiadas ao conceito invocado, percorrendo governos de dessemelhantes espectros políticos, comumente frente a crises financeiras globais, tornando-se relevante na medida em que tais conclusões podem colaborar para o aprofundamento de medidas salubres às finanças públicas brasileiras no contexto das externalidades negativas intrínsecas a inserção no cenário global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”