A implementação da Inteligência Artificial (IA) na fiscalização tributária
inovações disruptivas para eficiência na arrecadação do IPTU
Palavras-chave:
inteligência artificial, fiscalização tributária municipal, inovações disruptivas, IPTU, eficiência arrecadatóriaResumo
Este artigo aborda a implementação da Inteligência Artificial (IA) na fiscalização tributária municipal, com foco no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), a fim de verificar a possibilidade do aumento da eficiência na arrecadação. A justificativa para esse estudo reside na importância da gestão fiscal efetiva para a manutenção da máquina pública e a prestação de serviços essenciais à população, destacando que uma fiscalização apropriada pode garantir equidade e justiça fiscal. O problema central abordado questiona se a adoção de inovações disruptivas, especialmente as ferramentas baseadas em IA, podem efetivamente melhorar a eficiência arrecadatória do IPTU. A hipótese prevê que a implementação da IA na fiscalização tributária municipal, com a utilização de tecnologias como aprendizado de máquina e análise de dados, contribui no processo de lançamento, fiscalização e cobrança do referido tributo. No entanto, destaca-se que a implementação bem-sucedida depende da adaptação adequada às especificidades da legislação fiscal, em conformidade com as diretrizes da Administração Pública. Serão apresentados casos de sucesso, onde já houve a implementação bem sucedida destas ferramentas. Os resultados esperados desse estudo incluem contribuições para otimizar o processo de fiscalização a fim de aprimorar a arrecadação do IPTU. A pesquisa busca, assim, oferecer insights valiosos para gestores públicos, contribuindo para o avanço das práticas de fiscalização tributária municipal por meio da incorporação estratégica da Inteligência Artificial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”