As garantias dos direitos fundamentais nas faixas do imposto de renda como instrumento de proteção ao mínimo existencial
Palavras-chave:
imposto de renda, mínimo existencial, garantias constitucionaisResumo
O artigo discute as garantias dos direitos fundamentais no Imposto de Renda (IR) brasileiro, com foco na proteção do mínimo existencial e na justiça fiscal. Inicialmente, analisa a evolução histórica da tributação da renda no Brasil, destacando a progressividade como forma de assegurar a capacidade contributiva e a dignidade humana, conforme a Constituição de 1988.
O conceito de renda líquida e as deduções de despesas essenciais, como saúde e educação, são abordados como mecanismos para garantir que o IR incida apenas sobre rendimentos superiores ao mínimo necessário para subsistência. O texto critica o modelo atual do IR destacando a defasagem na faixa de isenção, que penaliza contribuintes de baixa e média renda.
Por fim, o artigo defende a necessidade de uma reforma no sistema, com a elevação da faixa de isenção e ajustes nas alíquotas, para garantir maior justiça fiscal, proteger o mínimo existencial e adaptar o sistema às realidades econômicas do país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”