Tributação sobre os serviços de streaming
uma breve análise de incidência no sistema tributário brasileiro
Palavras-chave:
streaming, tributação, conflito de competência, ICMS, ISSResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a tributação incidente sobre o serviço de streaming perante o sistema tributário brasileiro. De início, discorre brevemente sobre a evolução tecnológica das últimas décadas, sobre o conceito de streaming como uma plataforma que dá acesso limitado, não exclusivo e intransferível a mídias, de maneira quase instantânea, sem que seja necessária a realização de download do arquivo, e de que forma o tema é tratado no Brasil e no exterior. Aborda de maneira concisa o sistema tributário brasileiro, trazendo dispositivos específicos sobre o assunto. Busca analisar qual imposto deve incidir sobre o serviço de streaming, ICMS ou ISS, e a existência de possíveis conflitos de competência ou inconstitucionalidades entre normas federais, estaduais e municipais. Foram utilizadas diversas obras, artigos e jurisprudência atual acerca do tema em análise. Conclui-se pela possibilidade de tributação do serviço de streaming por meio do ISS, tendo em vista o ordenamento jurídico vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”