Análise da incidência tributária sobre a demurrage nos contratos de afretamento marítimo
Palavras-chave:
afretamento marítimo, demurrage, tributação, caráter indenizatórioResumo
O presente artigo trata de uma análise acerca da (in)sujeição tributária sobre os valores advindos do pagamento da demurrage nos contratos de afretamento marítimo. A matéria tornou-se objeto de grande embate e incerteza no âmbito nacional, especialmente, em decorrência da divergência da conceituação jurídica da demurrage, por um lado defendida como previsão de cláusula penal dos contratos de afretamento marítimo e, por outro, como verba de caráter indenizatório, conforme entendimento do próprio Superior Tribunal de Justiça. A pesquisa aborda, para tal, características gerais dos contratos de afretamento marítimo e suas principais cláusulas quanto à origem da demurrage; a conceituação jurídica da demurrage a partir do embate jurisprudencial e doutrinário da matéria; a essencialidade da tributação sob a ótica estatal; e os reflexos conclusivos de tal relação, tendo como principal objetivo, o desenvolvimento de pontos que propiciem à formação de uma segurança jurídica necessária à matéria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”