Orçamento municipal e a pandemia de Covid-19
análise da resiliência das finanças públicas locais
Palavras-chave:
Covid-19, orçamento, municípios, receitasResumo
A pandemia de Covid-19 causou perturbações em toda a atividade econômica global, o que resultou em impactos significativos tanto do lado das receitas orçamentárias quanto pelo lado das despesas. No caso dos municípios brasileiros, os efeitos da pandemia somaram-se ao quadro de debilidade observado com a crise ao longo dos anos 2010, o que poderia produzir efeitos ainda mais negativos para as finanças públicas locais no médio e longo prazo. Dessa forma, a presente pesquisa investiga em que medida a situação orçamentária de médio e longo prazo dos municípios com mais de 200.000 habitantes foi afetada durante a pandemia de Covid-19. Os resultados apontam para situação de ampliação da capacidade de médio e longo prazo durante a pandemia, contrariando os efeitos esperados. Os resultados se justificam pelo maior volume de transferências intergovernamentais durante a pandemia de Covid-19. Contudo, os resultados demandam cautela, tendo em vista que houve a implementação de medidas de congelamento de gastos em 2020 e 2021, por meio da LC 173/2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”