A incidência de IBS e CBS sobre operações sem expressão econômica
inconstitucionalidade ou exercício regular da competência tributária?
Palavras-chave:
competência, limite, onerosidadeResumo
O Sistema Tributário Nacional estrutura-se de modo que a atividade impositiva dos Entes decorra do exercício da competência prevista em normas jurídicas derivadas da Constituição Federal. Estas normas de competência tributária possibilitam o fenômeno da incidência e originam a obrigação tributária. Embora constituam unidades integrativas do sistema jurídico com sentido completo, não podem ser interpretadas isoladamente, pois se sujeitam à influência de outras normas constitucionais, especialmente os princípios que direcionam e limitam o exercício da competência tributária. Esta relação entre princípios e normas de competência resulta na impossibilidade de instituição de tributos à revelia de valores explícitos ou implícitos na Constituição Federal. Destacam-se, nesta análise, os Princípios da Capacidade Contributiva e da Legalidade Tributária como limites para o exercício da competência da CBS e IBS, inviabilizando que o tributo recaia sobre doações ou outros atos gratuitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Tributária e de Finanças Públicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
“Eu XXXX declaro que em caso de aceitação do artigo inédito, a Revista Tributária e de Finanças Públicas passa a ter os direitos autorais a ele referentes sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação impresso ou eletrônico. Em caso de necessidade, autorização prévia deverá ser solicitada por escrito junto ao Editor-gerente da RTrib”